O Centro Comunitário foi criado em 23 de abril de 1989, a partir de reuniões de mulheres religiosas na casa de uma moradora Sr.ª Maria Magdalena Francisco. Sempre se pensava na construção de uma creche comunitária, mas como faltava espaço e principalmente recursos, optou-se por uma pequena sala de reforço escolar. Para que os trabalhos fossem iniciados, foi doado um pequeno terreno de um morador falecido, Sr. Laureano Toledo.
A comunidade se uniu com os moradores e comerciantes e construíram uma pequena sala de reforço escolar. Em setembro de 1996 com a parceria CAMPO – Centro de Apoio ao Movimento Popular, foi criada a Creche Pintinho Dourado, para oferecer atividades pedagógicas, cuidados básicos de saúde, higiene, alimentação e passeios.
Atualmente a Creche está situada na Rua Bernardo Guimarães, 83 – Quintino Bocaiúva/RJ, e o grupo vem desenvolvendo seus trabalhos buscando ampliar suas atividades em parceria com outras entidades.
Proporcionar a construção do conhecimento e a formação integral do ser humano, expandindo suas potencialidades e respeitando suas limitações, desenvolvendo no aluno o espírito científico, o senso crítico, a capacidade criadora, tornando-se um sujeito ativo na sociedade e proporcionando condições para desenvolver o aprendizado ao longo de toda sua vida.
Promover o conhecimento de si e do mundo, possibilitando a criança de se expressar em todos os sentidos, dando a ela o prazer de aprender de forma prazerosa e lúdica, respeitando sempre a diversidade de cada um.
Promover o conhecimento de si e do mundo, possibilitando a criança de se expressar em todos os sentidos, dando a ela o prazer de aprender de forma prazerosa e lúdica, respeitando sempre a diversidade de cada um.
A ação pedagógica é caracterizada por uma metodologia dinâmica, que integra reflexão – ação – interação – construção, através da organização do pensamento numa relação dialógica que resulta no desenvolvimento de habilidades na construção do conhecimento e na participação consciente, alegre e comprometida de professores e alunos. Esse processo dinâmico apresenta-se em forma de projetos, despertando a curiosidade e o gosto pelo conhecimento através do brincar, da livre expressão, da linguagem, das imagens, do faz de conta, da interação, jogos.
Os projetos específicos são construídos a partir de uma necessidade apresentada pela turma, partindo do interesse dos alunos. Os projetos institucionais são elaborados por meio de uma necessidade geral da Creche, sendo adequado por turma para atender aquela determinada faixa etária, respeitando o tempo e o espaço da criança.
Para que a criança possa exercer sua capacidade de criar, é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas na Creche, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
Diretora
Coordenadora Pedagógica